Esta história é uma professora, que é professora de História e Filosofia, e portanto sabe aquilo que ensina na Universidade aos alunos, não é? E, então, vai ter com o marido, a Bombaim, e aproveita esse facto para fazer férias... e aproveita esse facto para fazer um cruzeiro e ver os lugares de que ela fala aos alunos. (...)
O Malkovich faz... faz um americano, faz um americano. O poder hoje está na América. Esteve primeiro na Grécia, na Itália, na Europa, enfim... Passou de mediterrânico a anglo-saxónico, não é? Inglaterra, e depois da última guerra saltou para Washington. Mas a civilização é sempre mediterrânica. (...)
A Catherine Deneuve, pensa-se na França. Se pensar na Irene Papas, pensa-se, ainda talvez com maior força, na Grécia, não é? Ela é em si já uma grega, uma estátua viva da Grécia, antiga e actual. (...)
Não é um filme turístico, nem é didáctico. Nem é um documentário... mostrar as coisas, não é? É um filme de ficção, como outro qualquer.
Manoel de Oliveira, 2003, 95 min. Lisboa, Marselha, Nápoles, Pompeia, Atenas, Istambul, Cairo. Com Leonor Silveira, Filipa de Almeida, François da Silva, António Ferraiolo, Nikos Hatzopoulos, Alparslan Salt, Luís Miguel Cintra, Stefania Sandrelli, et aliis.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigado :)